Política

África do Sul celebra trinta anos de democracia

Nelson Mandela é a liderança politica mais emblemática durante a luta contra segregação, adotada no Apartheid.

Modelo

Da Redação

28/04/2024 16:01

mandela

Fonte: Agência Brasil

Política

A África do Sul celebra trinta anos da primeira eleição após o fim do apartheid, regime de segregação adotado em 1948 que pendurou durante quatro décadas com atos de repressão contra o povo negro.


Em 27 de Abril Nelson Mandela chega ao poder, após anos preso, A figura emblemática para a democracia africana se tornou o primeiro presidente negro eleito, e garantiu que o território ganhasse uma nova constituição na qual o povo tivesse direitos independente da cor da pele, orientação sexual ou religião. O dia é um símbolo de liberdade e maior liderança da África Subsaariana.


Neste sábado, o atual presidente, Cyril Ramaphosa, liderou as comemorações em Pretória. O partido de Cyril- o Congresso Nacional Africano - é o mesmo de Mandela e é o único que governou o país desde a retomada da democracia. Ramaphosa destacou os avanços das últimas três décadas, e disse que a população sente orgulho disso.


Apesar do discurso, Ramaphosa e o partido correm sério risco de perder pela primeira vez a maioria parlamentar, no eleição prevista para o fim de maio. O sul-africanos estão preocupados com a estagnação da economia e o crescimento do desemprego.


MAIS NOTÍCIAS