Mundo

Reino Unido aprova lei de deportação para Ruanda

O primeiro-ministro prometeu começar as operações em até 12 semanas. A lei atinge os solicitantes de asilo ruandenses que estão no país

Modelo

Da Redação

23/04/2024 07:06

PRIMEIRO MINISTRO BRITÂNICO

Fonte: Reuters/Henry Nicholls

Mundo

O parlamento britânico aprovou uma lei que permite a deportação de migrantes para Ruanda, na África. O primeiro-ministro prometeu começar as operações em até 12 semanas.


A lei atinge os solicitantes de asilo ruandenses que estão no Reino Unido. Milhares de migrantes chegaram à Grã-Bretanha nos últimos anos cruzando o canal da mancha em pequenos barcos. A maioria fugiu de guerras e da pobreza no continente africano.


Os parlamentares briânicos eram contra a medida, mas acabaram cedendo à pressão do premiê Rishi Sunak. Impedir a chegada de migrantes era uma prioridade para o governo, apesar das críticas de tratamento desumano aos migrantes. Além disso, o primeiro-ministro espera que a medida ajude o partido conservador nas eleições do fim do ano.


O pedido de asilo vai ser julgado pelo governo ruandês, e se for aceito, as pessoas vão receber a condição de refugiadas em Ruanda, e não no Reino Unido. Para receber esses imigrantes, Ruanda vai receber do governo britânico um total de 370 milhões de libras esterlinas - cerca de R$ 2,3 bilhões - em um período de cinco anos.


MAIS NOTÍCIAS