Geral

Sobe para 10 o número de mortos no Rio Grande do Sul

São pelo menos 77 cidades castigadas pelas enchentes. A região segue em alerta devido às chuvas até domingo

Modelo

Da Redação

01/05/2024 06:06

ALERTA CHUVAS RS

Fonte: Agência Brasil/Mauricio Tonetto / Secom

Geral

Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul causaram estragos em 77 cidades do Estado. Algumas já decretaram situação de emergência. Dez pessoas morreram e mais de 20 seguem desaparecidas. Há famílias desabrigadas e desalojadas devido às fortes chuvas.


A enxurrada derrubou pontes, bloqueou estradas e deixou milhares de gaúchos sem energia elétrica. A chuva forte deve persistir nos próximos dias em quase todo território gaúcho. São esperados temporais nas região Metropolitana, na Serra, e região Central. Estão previstos volumes de chuva de até 100 mm, queda de granizo e rajadas de vento de 100 km/h.


Diversos trechos das estradas federais estão totalmente bloqueados, enquanto outros estão parcialmente interditados. Há pontos de bloqueio em rodovias estaduais também. Em um passado recente, o Sul enfrentou cenário parecido. Em novembro de 2023, estado registrou cinco mortes; diferentemente de setembro, quando mais de 50 pessoas morreram.


A força aérea enviou helicópteros de resgate para auxiliar nas buscas por pessoas ilhadas ou que estejam em situação de risco depois do temporal que atingiu o Estado.

MAIS NOTÍCIAS