Saúde

Saiba as diferenças entre os sintomas da dengue, gripe e Covid-19

Pessoas têm sofrido com as três doenças que são caracterizadas por reações similares, o que pode dificultar na busca por tratamento

Modelo

Da Redação

02/05/2024 10:14

Dengue, gripe ou Civid-19?

Saúde

Nos últimos meses, foi registrado um aumento significativo nos casos de dengue, Covid-19 e gripe no Brasil. Os sintomas das três doenças possuem similaridades entre si e dificultam o reconhecimento por parte dos pacientes, o que atrasa a busca pelo tratamento.


Descubra a seguir as principais diferenças entre cada uma delas:


Gripe


A gripe é uma doença causada pelo vírus da influenza e conta com centenas de mutações. Por esse motivo, a vacina contra a gripe é atualizada anualmente, e deve ser administrada sempre que disponível.


Os sintomas mais comuns dessa doença são a tosse, febre, dores de cabeça, dores no corpo, cansaço e mal-estar. Em alguns casos, podem ocorrer dores na garganta, coriza, congestão nasal e diarreia, principalmente em crianças. Diferente da Covid-19, a gripe tem período de incubação mais curto. Ou seja, seus sintomas surgem de forma rápida, e a piora no quadro é aguda.


Dengue


O mosquito fêmea do Aedes aegypti, infectado por um flavivírus, é responsável pela transmissão da dengue. Os sintomas clássicos dessa doença infecciosa é a febre alta, que surge de forma abrupta, dores de cabeça, dores no corpo e mal-estar.


Além desses sintomas, a dengue também causa dores nas articulações, manchas avermelhadas pelo corpo, diarreia, dores musculares e dores nos olhos. Em algumas pessoas, pode estar presente a dor abdominal, irritabilidade, náusea e vômito.


Covid-19


A Covid-19 é uma infecção causada pelo coronavírus Sars-CoV-2. Atualmente, a doença pode ocorrer sem sintomas. Isso porque, o surgimento de novas variantes contribui para manifestações diferentes.


Em relação aos sintomas clássicos, a Covid-19 apresenta febre, cansaço, tosse seca, perda de olfato e paladar. Os sintomas menos comuns são dores de cabeça, dores de garganta, diarreia, olhos avermelhados e irritação na pele. Já os sintomas graves envolvem falta de ar, dores no peito, dificuldades para andar e confusão mental.


A mutação e desenvolvimento de novas variantes também derivou novos sintomas. A variante delta tem como sintomas obstrução nasal, tosse, dores de cabeça, dores de garganta, coriza e dores abdominais. Já a ômicron causa dores na garganta, fadiga, perda do olfato e paladar, tosse contínua, febre alta, falta de ar, coriza e espirros.


Como se prevenir


Doenças respiratórias, como a gripe e a Covid-19, podem ser evitadas por meio da vacinação e a higienização correta das mãos. Por outro lado, se tratando da dengue, a principal forma de prevenção é combater a proliferação do mosquito.


MAIS NOTÍCIAS