Geral

Senado deve votar hoje decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Votação foi simbólica e rápida, com apoio de todos os partidos. O projeto segue agora para o senado, onde pode ser votado já nesta terça-feira (7)

Modelo

Da Redação

07/05/2024 14:11

RIO GRANDE DO SUL

Fonte: Agência Brasil

Geral

A câmara dos deputados aprovou um projeto de decreto legislativo que autoriza o governo a destinar recursos ao rio grande do sul sem precisar cumprir regras fiscais. A votação foi simbólica e rápida, com apoio de todos os partidos. O projeto segue agora para o senado, onde pode ser votado já nesta terça-feira (7).


Horas antes, na residência oficial da presidência da câmara, líderes das bancadas firmaram um acordo com o presidente da casa em torno da aprovação do texto. O deputado gaúcho Osmar Terra foi escolhido por Arthur Lira para ser o relator do projeto, que foi apresentado mais cedo pelo presidente lula numa reunião com os presidentes da câmara e do senado, além do vice-presidente do supremo, Édson Fachin.


Esse projeto reconhece o estado de calamidade pública no rio grande do sul até 31 de dezembro, acelerando o repasse de recursos do governo para o estado. Isso porque as despesas ficam fora do limite de gastos do orçamento federal e das metas fiscais.


Esse apoio financeiro pode ser feito por meio de crédito extraordinário ou mesmo renúncia fiscal. É importante ressaltar que essa regra é um legado do período de pandemia. Em 2021, o congresso aprovou uma PEC que prevê esse tipo de medida em casos especiais, como calamidade pública.

MAIS NOTÍCIAS