Mundo

Turquia suspende todo o comércio com Israel por causa do desastre humanitário em Gaza

As principais exportações turcas para Israel são aço, veículos, plásticos, dispositivos elétricos e maquinário

Modelo

Da Redação

04/05/2024 11:16

Gaza

Mundo

A Turquia anunciou na sexta-feira que não retomará o comércio com Israel, no valor de 7 bilhões de dólares por ano, até que um cessar-fogo permanente e ajuda humanitária sejam garantidos em Gaza, o primeiro dos principais parceiros de Israel a interromper o comércio por causa do conflito.


A "atitude intransigente" de Israel e a piora da situação na região de Rafah, no sul de Gaza - onde Israel ameaçou lançar uma nova ofensiva - levaram a Turquia a suspender todas as exportações e importações, disse o ministro do Comércio, Omer Bolat.


O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, criticou a medida do presidente turco, Tayyip Erdogan, anunciada na noite de quinta-feira, dizendo que ela viola os acordos comerciais internacionais e é "como um ditador se comporta".


O grupo militante Hamas, que governa Gaza, elogiou a decisão como corajosa e favorável aos direitos palestinos.


"Decidimos interromper as exportações e importações de e para Israel até que um cessar-fogo permanente seja alcançado (em Gaza) e a ajuda humanitária seja permitida sem interrupção", disse o ministro Bolat.


A Turquia está negociando "com nossos irmãos palestinos sobre acordos alternativos para garantir que eles não sejam afetados por essa decisão", acrescentou ele ao anunciar os números do comércio de abril.


No mês passado, a Turquia restringiu as exportações de aço, fertilizantes e combustível de aviação, entre 54 categorias de produtos, devido ao que disse ser a recusa de Israel em permitir que Ancara participasse das operações de lançamento aéreo de ajuda para Gaza.

MAIS NOTÍCIAS