BandNews TV

Casos de síndrome gripal aumentam 400% no Rio de Janeiro

Secretaria de Saúde deve acionar o Ministério da Saúde para tentar receber mais doses de vacina contra gripe

Da Redação, com Bandnews FM 30/11/2021 • 15:13 - Atualizado em 01/12/2021 • 01:34

Com um aumento de 400% dos casos de síndrome gripal nos últimos sete dias no estado do Rio, unidades de saúde registram alta no número de atendimentos e moradores já enfrentam dificuldades para conseguir a vacina contra a doença em algumas localidades. Diante do cenário, o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe, reconheceu que o estoque de vacinas não está confortável. A pasta deve acionar o Ministério da Saúde para tentar mais doses.

Na capital fluminense, cariocas que tentaram tomar a vacina contra a gripe tiveram dificuldades para encontrar o imunizante na manhã desta terça-feira (30). O taxista que se identificou apenas como Edinaldo conta que estava com um casal de idosos de 80 anos e percorreu cinco postos da Zona Norte, mas não conseguiu encontrar o imunizante.

Alguns postos de saúde do Rio de Janeiro tiveram aumento de 200% no número de atendimentos. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o indicador da circulação do vírus da influenza saltou para 41% em menos de uma semana. De acordo com a pasta o número de internados pela doença está em alta, mas a maioria dos casos é leve.

O cenário é considerado atípico pela Secretaria Estadual de Saúde, já que as síndromes gripais são mais comuns em épocas frias. A pasta ainda diz que o aumento do número pode estar relacionado à baixa cobertura vacinal e reforça a importância da imunização, principalmente em crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, com comprometimento do sistema imunológico e com 60 anos ou mais. A vacinação está aberta a toda população.

No próximo sábado é realizado o Dia D da vacinação contra a gripe, no Forte do Leme, Zona Sul do Rio, das 8 horas ao meio-dia. A ação é uma parceria do Estado, do Município e do Ministério da Saúde.